Para a sua Família

Dicas e Truques

Como organizar armário de cozinha

Aprenda agora como organizar armário de cozinha, deixando-o arrumado e em harmonia com o restante do ambiente. Quando cada coisa tem seu lugar, fica mais fácil de mantê-las em ordem. Chame a família toda para participar!

1. Divida em setores
Dividir em setores talvez seja uma das dicas mais importantes para organizar armário de cozinha. Com isso, cada coisa passa a estar perto dos seus semelhantes e, assim, você já saberá onde encontrá-la.

Alimentos perecíveis utilizados com menor frequência podem ser bem fechados com grampos ou colocados em caixas de plástico. Se não precisam ser consumidos todos os dias, deixe-os mais para atrás, mas sempre à vista, para consumi-los antes de estragarem;

Coloque alimentos não-perecíveis em potes de vidro ou plástico, como macarrão, arroz, açúcar e café. Isso evita perdas por derramamento de produtos e ajuda na setorização.


2. Use etiquetas
As etiquetas são ótimas para ajudar na organização da cozinha e também de qualquer outro armário. Elas servem de duas maneiras:

Use-as para delimitar o espaço de cada alimento. Cole onde ficará os não-perecíveis, os itens com mais uso e assim por diante. Com um espaço já estabelecido, é mais fácil de encontrar e de devolver ao lugar na hora de arrumar;


3. Aproveite a altura do espaço
Você sente que o seu armário tem uma altura maior do que você precisa? Atualmente, é possível encontrar no mercado itens especiais para organização que fazem as vezes de prateleiras.

São armações de metal ou plástico que adicionam um andar em móveis com muita altura. Eles dão mais área útil para organização e ainda deixam tudo à mostra.


4. Varie a altura das prateleiras
Se ainda há tempo de planejar novos espaços, pense em prateleiras de alturas variadas. Cada coisa – seja alimento ou item de cozinha – requer um espaço de diferente.